Educação

Crítica aos gráficos do Enem

Edson Roberto de Souza, de 39 anos, procurou entre 630 questões do Enem as que, apoiadas em gráficos, falavam sobre aquecimento global e mudanças climáticas. Encontrou 4 e não gostou do que viu: descuido na citação das fontes das imagens, gráficos usados como enfeites das perguntas e o mais grave, para ele, a caracterização do homem como único culpado pelo aquecimento global.

ima

 

“Do ponto de vista geológico, o clima é bastante complexo. É um sistema influenciado por vários fatores. A emissão de gás carbônico pelo homem é apenas um deles”, diz Souza, autor da dissertação de mestrado Leituras, Limites e Possibilidades de Gráficos do Enem no Contexto do Aquecimento Global e das Mudanças Climáticas. O mestrado foi defendido em novembro no Instituto de Geociências da Unicamp.

 

O autor avaliou o Enem aplicado entre 1999 e 2008, um ano antes da transformação do exame no maior vestibular do País. “Preferi ficar apenas com as edições antigas para não errar na interpretação dos dados.”

 

Professor de física em escolas e faculdades, Souza decidiu analisar como o Enem lida com o assunto porque utiliza gráficos nas suas aulas e nota a dificuldade dos alunos para entendê-los. “Fiquei decepcionado. Para o Enem, o aluno deve apenas saber tirar do gráfico alguns valores. Isso quando a imagem mantém relação com o enunciado”, diz. “E a forma como o exame usa gráficos acaba virando material de trabalho para o professor. Ele pensa: ‘É assim que devo ensinar?’.”

 

No doutorado, o pesquisador vai trabalhar com o mesmo tema, por meio da análise de vestibulares da USP, Unesp e Unicamp. “Ler gráficos é questão de cidadania. O sujeito que quer participar da sociedade de maneira crítica precisa saber.”

 

Fonte: O Estado de SP



Postura correta pode ajudar a passar no Enem

 

Muitos estudantes ficam tão preocupados com fórmulas matemáticas e regras da língua portuguesa. Que se esquecem de um fator importante para realização de provas: a postura.
A maneira de sentar-se ou de escrever pode influenciar no raciocínio, afirmam os especialistas.
A pedido do jornal O Globo, o coordenador da clínica-escola de fisioterapia do UnIBMR, Renato de Paulo, foi convidado para conferir a postura dos alunos no curso Vestibular de AaZ em Botafogo.
O fisioterapeuta chamou a atenção para o fato de que muitos alunos estavam "relaxados" na cadeira. Assim, senta-se não sobre os glúteos, mas sobre o osso chamado sacro, que é a base da coluna. Como ele não foi feito para suportar a pressão, pode provocar dor na região lombar, na base das costas.
Miguel Tarnapolsky, de 20 anos, é um dos que sofrem para se encaixar em uma cadeira que, definitivamente, não foi feita para um garoto de 1,86 metro de altura.
- Eu fico muito desconfortável nas cadeiras. Já cheguei a começar uma faculdade e tive o mesmo problema. Seja na escola ou no cursinho, é muito difícil ficar na postura correta. Nunca senti dor, mas o reflexo que eu vejo da má postura é de pé mesmo, percebo que estou curvado, não tão reto. Às vezes, é mais fácil dar um jeitinho, como me sentar de lado, do que ficar me mexendo a toda hora para tentar ficar na posição certa - diz Miguel, que presta vestibular para Psicologia.
 
Renato de Paulo explicou que, nos países desenvolvidos, as cadeiras são ergonômicas e se adaptam à altura dos estudantes. Uma das propostas para amenizar o problema seria o rodízio de carteiras.
- Eles passam 11 anos na escola, sentados em uma posição errada. Agora não causa incômodo, mas lá na frente pode haver problema. Uma possibilidade é fazer um rodízio de cadeiras, pois os estudantes tendem a se sentar sempre no mesmo lugar da sala. Com a troca, ele usaria músculos diferentes, pois a cadeira não estaria viciada no seu jeito de sentar. Isso divide a carga entre os músculos - explica o fisioterapeuta.
Ele ensina o que se deve observar para se sentar corretamente. Todos os ângulos do corpo devem estar em 90 graus: das costas com o quadril, o joelho e também os tornozelos.
Na hora de escrever também é preciso atenção. O ideal é manter as costas no encosto e não colar o rosto no papel. Para ajudar, vale colocar um travesseiro nas costas e utilizar um livro para deixar o caderno mais alto. Isso ajuda a prevenir futuros problemas no pescoço e ombros.


Enem é obrigatório para bolsa de intercâmbio

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acaba de ganhar mais uma função. Permitir o acesso a bolsas de intercâmbio no exterior. Até 2014, setenta e cinco mil estudantes brasileiros poderão ser beneficiados com o intercâmbio, que faz parte do programa Ciência sem Fronteira.

Para participar do projeto, os estudantes devem mostrar bom desempenho acadêmico. E para os alunos de graduação, a nota do Enem será um dos requisitos.

 

Ciência sem Fronteiras

 

O programa Ciência sem Fronteiras é um projeto do governo, que prevê a oferta de 75 mil bolsas de estudo no exterior até 2014. Serão 27,1 mil bolsas para alunos de graduação, 24,5 mil para doutorado de um ano, 9,7 mil para doutorado integral e 2,6 mil para pós-doutorado. As outras estão divididas entre o treinamento de especialistas, para jovens cientistas e grandes talentos, e para pesquisadores visitantes no Brasil.

A inscrição para as bolsas deve começar neste ano, mas ainda não há data definida. O processo de seleção será administrado pelo CNPQ.

 

Sobre o Enem

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova unificada que mede a qualidade do ensino no país. A avaliação possui 180 questões distribuídas em quatro áreas específicas: Linguagens, Ciências Humanas, Matemáticas e Ciências da Natureza.

A pontuação do Enem pode ser utilizada como forma de obter o certificado de conclusão do ensino médio - (Para estudantes acima de 18 anos), uma substituição ao Encceja (O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Como pré-requisito para o FIES - programa governamental de financiamento estudantil.

Para o  ProUni - programa Universidade Para Todos (que oferece bolsas de estudo para estudantes de baixa renda) e,

Para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Através do Sisu, Universidades Públicas de todo o país oferecem vagas para os cursos de graduação.

 

Fonte: Da redação, com Portal Terra


Translate this Page



Micareta - Morro do Chapéu - BA 

Cineclube 

Sociedade Filarmônica Minerva